Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.

Blog

Voz também é corpo! E outras coisas que reaprendi com a pandemia…

sexta-feira, 12 junho , 2020

A voz faz parte da identidade de cada um. Seu timbre está ligado às suas características físicas, e sua modulação a estados emocionais. Portanto, sim, voz é corpo e a sua emissão é um gesto! Nunca tinha se dado conta? Pois até eu que já trabalhei muito a minha voz confesso que tinha me esquecido que ela é tão importante! E quando começou a falhar iniciei um processo de ressignificação que faço questão de compartilhar com todos.

Com a pandemia do Coronavírus, que pegou o mundo de surpresa, em março de 2020 tivemos que suspender as aulas presenciais no estúdio. Imediatamente tratei de compor um sistema de transmissão para possibilitar que os alunos continuassem as aulas comigo de onde estivessem. Ajustando aqui e ali, as aulas funcionando bem… mas eu me sentia exausta! E comecei a perceber que a minha voz falhava. Procurei uma fonoaudiólogo e comecei um trabalho com o objetivo de me recuperar e me adaptar às novas condições de trabalho.

 

Meu estúdio adaptado para aulas à distância. Agora minha voz também está tão preparada quanto!

Meu estúdio adaptado para aulas à distância. Agora minha voz também está tão preparada quanto!

Com tudo isso estou reaprendendo a harmonizar minha voz. E passei a dar mais atenção a esse meu instrumento de trabalho. Afinal, em Movimentos Integrativos® a referência visual é secundária, e estimulo cada um a desenvolver seus próprios movimentos ao invés de “copiar” os meus. Aqui, nossa prática é de terapia corporal, portanto, cada movimento feito é observado e, se necessário, corrigido. Uma dinâmica totalmente diferente das repetições feitas em um aparelho de musculação, por exemplo.

A descrição de cada gesto é expressa através da minha voz. Então estou aprendendo novas modulações e técnicas vocais para cada meio: presencial, celular, microfone, etc… Para cada ocasião um gesto vocal diferente. Minha familiaridade com o trabalho de corpo me ajudou a obter uma melhora bastante rápida! Mas nada vem sem esforço: Precisei incluir os exercícios vocais hoje fazem parte da minha rotina.

Como resultado desta jornada obtive uma redução enorme do meu cansaço, a saúde da minha voz e o conforto dos meus ouvintes, que também passaram a me ouvir melhor.

Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.