Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.

Blog

Benefícios da Educação Somática

quinta-feira, 4 outubro , 2018

Educação somática é diferente de exercício físico. Na verdade é muito mais abrangente! Pressupões que, além de estar em movimento, o corpo também está em processo de aprendizagem.

 

 
Quando cito este tipo de aprendizagem não me refiro a aprender um movimento específico, e sim melhorar a qualidade dos movimentos em geral. Aqueles que o corpo já sabe, aqueles que ele soube um dia mas desaprendeu, aqueles movimentos perdidos por algum trauma ou lesão, e até mesmo aqueles que ele nunca conseguiu realizar mas que podem ser aprendidos.

Um exemplo clássico que dou são depoimentos que geralmente ouço dos alunos após algum tempo praticando Movimentos Integrativos e relatam a diminuição das quedas. Isso acontece porque os bons exercícios ativam uma inteligência somática que fica embotada com os poucos e repetitivos movimentos na vida moderna.

Mas imagine como é valioso cair menos, se lesionar menos, esbarrar menos…

Está aí o grande mérito da Educação Somática: um corpo mais inteligente e capaz!

 
Quer entender um pouco melhor do que se trata a educação somática? Assista o trailler do filme “Pioneiros da Educação somática no Brasil”, vídeo-documentário de Débora Bolsanello com Angel Vianna, Bia Ocougne, Johannes Freiberg e muitos outros educadores somáticos maravilhosos!

 

Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.