Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.

Blog

Fáscia: integração que exige cuidados

terça-feira, 3 dezembro , 2019

Vamos saber porque o tecido da fáscia exige cuidado e tem como característica principal a integração e a tensegridade.

Uma das características mais importantes (e interessantes) da fáscia é sua estrutura. E com relação à sua conformação a tensegridade tem um papel muito importante. É ela que traz força e resistência à estrutura em movimento e faz com que o tecido influencie o resto do corpo todo para o bem e para o mal.

A fáscia é um tecido único, todo interconectado, que cobre e interpenetra músculos, órgãos, ossos, nervos, veias e artérias, envolvendo e interligando. Também sabemos que ela tem a função de transmitir informações por onde passa. Dor, pressão, localização e outras informações também são transmitidas pelo tecido fascial mais velozmente do que pelos neurônios.

Quando a fascia (que é suave e elástica quando saudável) sofre algum trauma físico ou emocional isto pode afetá-la e torná-la rígida. Quedas, acidentes, cirurgias, má postura e tensões excessivas podem significar um trauma para a fáscia, e como ela é interconectada, todo tecido é afetado. Neste caso o indivíduo pode ter seu fluxo sanguíneo piorado, seus movimentos limitados e dores diversas em locais muito distantes do trauma específico.

 

Tecido fascial em vista aumentada

Fascias: integração que exige cuidados – Tecido fascial em vista aumentada

Mais uma curiosidade: já se estuda a hipótese de ossos e fáscia serem tecidos muito similares, quase “irmãos”, divergindo apenas na sua densidade.
 

E como cuidar da fáscia?

 

Entender a importância deste tecido e que os danos ali podem se refletir no corpo como um todo nos indica que o caminho inverso pode levar à cura e ao bem estar. Ou seja, exercícios saudáveis que não criam tensões ajudam a recuperar o tecido fascial e o bem estar se reflete em todo o corpo.Isto explica porque muitas vezes a fisioterapia e remédios para a dor não resolvem alguns problemas. Já um movimento pensado para alongar e reparar este tecido, executado regularmente, e que não cause outros traumas, pode ser o elo perdido para reencontrar a saude tão importante do corpo como um todo.

Por isso Movimentos Integrativos é um trabalho de ponta, sintonizado com as últimas descobertas sobre bem-estar.

Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.