Ginástica Holística é destaque na revista francesa Pleine Vie
O método de Ginástica Holística da Dra. Ehrenfried foi o tema de uma matéria na revista Francesa Pleine Vie nete mês de Setembro, dando destaque ao tratamento da Artrose.
Sentir, perceber e observar-se.
A Ginástica Holística é baseada no despertar da percepção do próprio corpo, e postula que toda dor articular decorre de diferentes limitações adquiridas durante a vida, em particular na infância. No entanto, a tendência ordenadora natural do corpo pode ser orientada em direção a um reequilíbrio sob os 3 eixos do método: a respiração espontânea; o equilíbrio dentro da sua verticalidade; e o repouso ativo. Trata-se de um trabalho sutil de tomada de consciência de sí mesmo, a partir de movimentos realizados muito lentamente, não raro com ajuda de bolas e almofadas.
A Artrose é uma degeneração da cartilagem que envolve a produção de osteofitos (uma excrescência de tecido ósseo que se desenvolve na proximidade das articulações). A reportagem destaca que, quando saem do seu período inflamatório, pacientes com artrose vem praticar o método da Dra. Ehrenfried, denominado Ginástica Holística. Alguns tomaram conhecimento do método pelo boca-a-boca, outros por indicação de um cinesioterapeuta.
Com o título “Ehrenfried – a ginástica anti-artrose“, a revista segue descrevendo o método como uma “verdadeira educação do corpo”. “Seus movimentos realizados em consciência ajudam a atenuar certas dores articulares.”
Entrevistada pela revista, a cinesioterapeuta e osteopata francesa, Marie-Yvonne Marsy coloca: “Partimos do principio que o corpo tem uma capacidade de reintegrar o bom esquema corporal se nós lhe damos boas indicações. (…) A Artrose deforma e nós experimentamos readaptar a pessoa a sua condição. Com o Método Ehrenfried certos pacientes esquecem sua artrose. (…) O método pode ajudar qualquer um que deseje manter ou desenvolver sua autonomia sensorial motora.”
Clique aqui para baixar a matéria: article sur gym Ehrenfried – aout 2014 (em francês).
Fonte: Revista Pleine Vie – agosto 2014