Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.

Blog

Doenças que afetam o movimento – diagnóstico e tratamento

terça-feira, 7 julho , 2020

As doenças que afetam o movimento são muito mais comuns do que costumamos pensar. Muitas vezes nos habituamos a quadros de dor crônica e convivemos com elas por muitos anos sem saber do que se trata de verdade.

Que doenças são essas?

Existem diversas doenças que ocorrem e criam um grande impacto no movimento. Estamos falando de doenças autoimunes e reumáticas como fibromialgia, artrite reumatóide, espondilite anquilosante e outras doenças endógenas, que criam dores e problemas articulares.

Estas doenças costumam ser descobertas no consultório médico, em um processo de diagnóstico por eliminação da causa das dores. Mas muitas vezes as primeiras suspeitas acontecem durante um trabalho de corpo mais minucioso e investigativo, como o que realizamos aqui no Estúdio, por exemplo. Afinal exercitamos uma “escuta especial” para todas as questões que passam pelos corpos.

Para aqueles já em tratamento dessas doenças, os movimentos que criam consciência são grandes aliados, proporcionando alívio e reequilíbrio nas áreas mais afetadas. Reumatologistas conceituados concordam que movimentar-se com atenção e propósito pode ser um componente fundamental em um tratamento multidisciplinar em várias das condições citadas anteriormente.

A possibilidade de participar ativamente do próprio tratamento também costuma ser muito bem-vinda por quem convive com esse tipo de problema. Os relatos que costumo ouvir aqui no Estúdio são de diminuição da frequência e da intensidade de crises, aumento do repertório de gestos e da consciência corporal como um todo.

Diagnosticando doenças do movimento

Doenças que afetam o movimento

Doenças que afetam o movimento

Para aqueles que sofrem com dores articulares inespecíficas, que persistem mesmo quando há um trabalho de corpo cuidadoso, aconselho fortemente um checkup minucioso e uma visita ao reumatologista para fechar um diagnóstico. Quanto antes for detectada a causa das dores menor será o sofrimento do paciente. Em muitos casos, o tempo pode ser um fator importantíssimo no combate ao avanço de doenças de difícil recuperação.

Jardins. São Paulo, SP. Fone (11) 3064 5049.