Sabemos hoje que exercícios sem peso ou carga podem ser muito importantes para a parte aeróbica do corpo, como é o caso da natações e outras atividades aquáticas. Porém são os exercícios com peso que ajudam a combater a osteoporose, formando e mantendo a massa óssea.
É lógico que estamos falando de um conjunto onde atuam muitas variantes. Por exemplo, uma alimentação adequada é essencial para formar e manter os tecidos ósseos em boas condições. Já algumas doenças podem deteriorar gravemente este tecido.
Sendo necessário ter a força da gravidade para estimular a reprodução das células ósseas, criou-se uma interessante técnica que usamos em Movimentos Integrativos®.
A percussão óssea é uma técnica usada para estimular o organismo através de movimentos que criam microvibrações. Estas vibrações ressoam pelo corpo todo, favorecendo a circulação, o destencionamento e a renovação celular, desde os tecidos mais superficiais até os mais profundos, inclusive os ossos. A percussão óssea também ajuda na regeneração óssea e na propriocepção (percepção do corpo no espaço). E por este motivo pode ser considerada uma grande aliada contra a osteoporose, quando já está instalada, ou mesmo de forma preventiva, em pessoas que têm predisposição genética à esta condição.
Aqui vemos mais uma vez que fortalecer as partes do corpo é tão importante quanto buscar uma boa relação de cada uma dessas partes com o corpo inteiro. É dessa boa coordenação que vem a sensação de força, energia e capacidade física.