10 mil passos por dia afastam o sedentarismo
Pesquisas apontam que caminhar 10 mil passos por dia é 0 suficiente para sair do sedentarismo e evitar futuras restrições de mobilidade.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e várias outras instituições é que, para sair da linha de sedentarismo, é preciso dar ao menos 10.000 passos por dia. Esses dados foram ratificados por uma nova recomendação elaborada por Sandra Matsudo, diretora-geral do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Físicade São Caetano do Sul), juntamente com pesquisadores internacionais.
Estatisticamente, dar 6 mil ou mais passos por dia reduz a ocorrência de problemas de mobilidade, como dificuldades em se levantar ou subir escadas, provenientes de osteoartrite e outras doenças que geralmente surgem com a idade.
Segundo as pesquisas, abaixo de 5.000 passos a pessoa é considerada sedentária de alto risco. Para os jovens e crianças, o número ideal sobe para 12.500, e para idosos, fica em 8.500. Os passos podem ser tanto de caminhadas esportivas quanto aqueles dados em atividades cotidianas, como andar dentro de casa, fazer compras, etc.
O tamanho da passada varia de pessoa para pessoa, mas 10.000 passos representam algo entre 7 e 9 quilômetros. É bastante para se caminhar em um dia.

fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/saiba-quantos-passos-voce-da-diariamente-com-o-pedometro/487/
http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/caminhadas-diarias-protegem-mobilidade-12819305