Exercícios no inverno
A chegada do inverno (mesmo que não traga temperaturas baixíssimas) nos exige alguns cuidados na hora dos exercícios físicos.
Nosso corpo, sabiamente, se adapta para diminuir o impacto das novas condições externas. Mas ele vai precisar de ajuda, correndo o risco de adoecer com a mudança. Ouça-o atentamente! Descanse mais, se necessário. Beba bastante líquido. E não deixe de se exercitar regularmente, lembrando sempre de aquecer as articulações antes dos exercícios.
As dores e lesões antigas se fazem mais evidentes durante os meses mais frios. O corpo se tensiona como reação à queda de temperatura, criando também novas tensões.
Mas é muito importante não se deixar levar pela preguiça típica da estação e manter sua rotina de exercícios, sejam eles quais forem. Ajuda a aquecer o corpo e a manter o tônus e a circulação.
No entanto, se você pretende começar a se exercitar no inverno, vá com calma. O corpo demora mais a responder e a se adaptar aos exercícios. Amantes da corrida e outros exercícios de impacto ao ar livre devem redobrar os cuidados no frio, pois as chances de lesões aumentam bastante!