A importância da fáscia no trabalho corporal
Porque a fáscia tem se mostrado cada vez mais importantes para o aprimoramento de qualquer trabalho corporal? Este tecido ainda pouco estudado tem revelado propriedades surpreendentes! Veja algumas e entenda porque damos tanta importância a ele:
Tensegridade – mexeu com uma fáscia, mexeu com todas!
Em biomecânica, tensegridade é a propriedade de objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, de forma a proporcionar-lhes estabilidade e resistência. A tensegirdade está presente no tecido miofascial. Ou seja: mexeu com uma fáscia, mexeu com todas! Aliás, a fáscia se comunica não só com os músculos, mas também com todo o sistema nervoso e tocam todos os órgãos. Por isso se você trabalha a pontinha do pé, todo o seu corpo se beneficia também!

Interação entre fáscias e músculos
Uma outra característica recém-descoberta da fáscia é que ela tem grande influência sobre o trabalho muscular e aeróbico.
Até bem pouco tempo se achava que o tecido miofascial era mero invólucro de músculos e órgãos, sem outras funções específicas. Mas estudos recentes têm chegado à conclusões surpreendentes, como a de que este seria um tecido com grande concentração de terminações nervosas, por exemplo.
Isso quer dizer que se o tecido miofascial estiver saudável e for bem trabalhado haverá maior facilidade em obter bons resultados no desenvolvimento muscular e aeróbico. Algo que não é levado em consideração em atividades como a musculação. Também nos mostra porque os resultados de métodos de trabalho corporal que privilegiam a flexibilidade e tecidos mais profundos, como Movimentos Integrativos®, costumam ser mais bem sucedidos quando se trata de diminuir dores, melhorar posturas e ampliar a autonomia e o repertório gestual.

Veja alguns artigos relacionados:
http://medrolfing.com.br/category/rolfing/
https://www.painscience.com/articles/does-fascia-matter.php
