Ayurveda – Conhecimento da Vida
O Ayurveda é um sistema terapêutico tradicional da Índia, cuja origem está profundamente enraizada nos Vedas, a doutrina sagrada da Índia, e o mais antigo registro da experiência humana.
Há cerca de cinco mil anos atrás, a ciência do Ayurveda começou na Índia. Ayurveda é uma palavra sânscrita que significa literalmente “Ciência da Vida ou Ciência da Longevidade”. AYUR significa vida e veda significa conhecimento ou ciência.
O Ayurveda é um conhecimento da vida, centrado nas energias sutis que existem em todas as coisas, não só nas vivas e inorgânicas, como também em nossos pensamentos, emoções e atos.
As origens do Ayurveda são citadas por vários autores, como uma tradição oral que nasceu a 5000 ªC., praticada por pessoas simples que dominava a sofisticada língua sânscrita. Os primeiros tratados escritos datam ao redor de 1000 ªC. e o mais conhecido é o “Charaka Sambita”, que se centra na medicina interna. Porém, na atualidade, muitos médicos de tradição Ayurveda empregam o “Astanga Hrdayam”, que é uma copilação mais resumida e datada de um milênio depois dos primeiros textos. Os ensinamentos do Ayurveda foram descritos em forma de sutras, narrados como sucintos versos poéticos em Sânscrito. Estes versículos são constituídos de termos muitos ricos, fundamentados em pensamentos profundos e uma filosofia rica em designar os aspectos íntimos da consciência. Porém, com a tradução destes termos para a língua ocidental, perderam-se parte de sua riqueza poética e seu significado, porque não é possível fazer tradução eficazmente dos conceitos do Ayurveda para as línguas ocidentais.
O diagnóstico Ayurveda não é realizado como na Medicina Ocidental: um médico Ayrveda trata o paciente de forma global, porque a base de tratamento é fundamental na consciência individual, um sistema em que cada pessoa é um ser único, sujeito a desequilíbrios singulares na sua vida.
O sistema de cura ayurvédico vem sendo amplamente praticado na Índia por mais de cinco mil anos. Ele ajuda a pessoa sadia a manter a saúde, e a pessoa doente a recuperá-la. É uma ciência de vida curadora, médico-metafísica. A prática da Ayurveda é indicada para promover o bem estar, a saúde e o desenvolvimento criativo do ser humano, ou seja, também uma arte de cura. Antes de mais nada, em especial para nós ocidentais, esse sistema é acima de tudo preventivo, educativo, no sentido de dar fundamentos e práticas para a manutenção cotidiana de uma boa saúde. Aqui o paciente é o principal agente restaurador de sua saúde, onde deve incorporar na sua rotina hábitos alimentares saudáveis, cuidados com o corpo e mente.
Estudando os ensinamentos da Ayurveda, o conhecimento prático da autocura pode ser adquirido por qualquer pessoa. Através do equilíbrio apropriado de todas as energias do corpo, os processos de deteriorização física e doença podem ser drasticamente reduzidos. Esse conceito é básico para a ciência Ayurveda: a capacidade do indivíduo em promover a autocura.
O homem aqui também considerado como um microcosmo, um universo dentro de si mesmo. Filho das forças cósmicas do ambiente externo, o macrocosmo. Sua existência individual é indivisível a partir da manifestação cósmica global. Ayurveda vê saúde e doença em termos holísticos, levando em consideração o relacionamento inerente entre o espírito individual e cósmico, consciência individual e cósmica, energia e matéria.