O exercício físico é chave para a saúde na terceira idade.
O exercício físico é chave para a saúde na terceira idade! Novas descobertas apontam que manter-se em movimento ajuda e prevenir sarcopenia e Alzheimer.
Chave para combater o envelhecimento muscular
Depois dos 30 começa a perda muscular. E infelizmente o mais comum é que dos 60 em diante, nossos braços e pernas sejam mais finos do que na juventude, ou seja, tenham menos massa muscular. Esse processo é chamado sarcopenia.
Com a idade, diversos fatores contribuem para a perda de massa magra, porém a atividade física é decisiva neste processo!
Tendemos a nos movimentar menos com a idade, o que naturalmente enfraquece os músculos, criando um círculo vicioso. Quanto mais nos exercitamos, mais rompemos esse padrão. Para isso é necessário exercitar-se e criar massa muscular suficiente para continuar em movimento sempre.

Chave para combater o Mal de Alzheimer
O jornal O Globo recentemente publicou uma matéria revelando que a prática de exercícios físicos pode prevenir a doença de Alzheimer.
Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram que existe uma relação entre o hormônio irisina e a perda de memória.
A irisina é produzida naturalmente quando nos exercitamos e antes era associada apenas à queima de gordura. Os cientistas descobriram agora que ela também protege o cérebro e restaura a memória afetada pela doença.
Ainda não se sabe a dose certa de exercício para que haja esse efeito. Mas ele certamente é fundamental para o metabolismo do cérebro e das doenças provenientes do desequilíbrio deste, como o Alzheimer. Temos que caminhar, nadar, pedalar ou correr. O tipo de exercício não importa. O fundamental é se exercitar, sempre, tornar isso parte da vida, rotina.

FONTES:
Jornal O Globo: http://ow.ly/aKAZ30njPoy
The Scientist: https://www.the-scientist.com/features/how-muscles-age–and-how-exercise-can-slowit-64708
