Exercícios ajudam a prevenir danos causados por osteoartrite
De acordo com pesquisadores da Queen Mary University of London, exercícios ajudam a prevenir a degradação de cartilagens causada por osteoartrite.
SAIBA COMO FOI REALIZADO O ESTUDO
O estudo em questão foi publicado no jornal científico Osteoarthritis and Cartilage, e demonstra os benefícios do exercício em tecidos que formam articulações.
Foi mostrado pela primeira vez como forças mecânicas experimentadas pelas células nas articulações durante exercícios previnem a degradação das cartilagens através da supressão da ação das moléculas inflamatórias que causam a osteoartrite.
Durante os exercícios cartilagens como as dos quadris e joelhos são comprimidas. Esta distorção mecânica é detectada pelas células vivas que reagem bloqueando a ação de moléculas inflamatórias associadas a condições como a artrite.
“Nós sabíamos que se exercitar de forma saudável era bom. Agora conhecemos o processo através do qual o exercício previne a degradação das cartilagens.” Disse Su Fu, Ph.D., estudante e autor do estudo.
Pesquisadores sugerem que o resultado pode levar a uma nova abordagem terapêutica conhecida como mecano-medicina, na qual drogas simulam o efeito de forças mecânicas para prevenir efeitos inflamatórios e tratar condições como a artrite.
CONHECIMENTO EMPÍRICO
Mas o bom e velho exercício, bem dosado e orientado, ainda é insubstituível por seus benefícios tão diversos, que vão da sensação de bem estar, passando pela regulação da pressão sanguínea, do metabolismo e de tantas outras intrincadas funções corpóreas.
Como ouvi outro dia: “Exercícios podem substituir muitas drogas. Mas nenhuma droga substitui exercícios.”
Esta descoberta é um ótimo exemplo do tal “conhecimento empírico” (conhecimento pela prática, pela experiência) que sempre me guia e que, muitas vezes, só tem seu mecanismo desvendado cientificamente muito depois.