Hora do Chai!
Friozinho chegando… hora de preparar um Chai!
Chai é a palvra usada para designar o chá comum em diversas culturas. No entanto o Chai indiano tem uma composição bem diferente: trata-se de uma bebida à base de leite e chá preto com especiarias que tem diversas versões e é um alento nos dias frios. Além disso traz vários benefícios à saúde.

O Chai é composto de:
• Um bom chá preto;
• leite (se for integral tanto melhor);
• Chai massala – uma combinação de várias especiarias;
• um adoçante.
As especiarias variam bastante em cada região da Índia, porém as mais comuns são: gengibre, cravo, canela, cardamomo, anis estrelado e pimenta preta. Se você não tem todas essas em casa, não tem problema. Algumas pessoas também usam pimenta rosa e noz moscada.

O Chai produz um efeito caloroso e relaxante, agindo como auxiliar na digestão e produz uma sensação de bem-estar. É difícil resistir a uma segunda xícara. Além disso o gengibre é um ótimo anti-iflamatório. Se quiser um reforço contra gripes e inflamações, capriche neste ingrediente.
O Chai servido na Índia é tradicionalmente bem doce. Se for fazer em casa você pode optar por reduzir o açúcar ou troca-lo por um adoçante natural (estévia, agave ou mel, por exemplo). Para quem está em busca de uma alimentação mais saudável ainda um chai sem adoçante algum pode ser experiência incrível.
A mistura pronta para a bebida é chamada de Massala (blend) e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou orientais. Mas você pode fazer a sua própria massala e adaptar ao seu gosto. Neste caso siga o modo de preparo:
– Ferva uma panela com água
– Com a água fervendo acrescente as especiarias (Massala)
– Deixe ferver por 5 a 10 minutos.
– Acrescente o chá preto e deixe ferver por mais 3 a 5 minutos no máximo.
– Acrescente o leite (em menor quantidade que a água) e deixe levantar fervura.
– Desligue antes de o leite subir e tampe a panela.
– Deixe descansar, coe e adoce à gosto.
ATENÇÃO: Por ser altamente energizante, recomenda-se não consumi-lo à noite.
