Impulsão e explosão, duas características do movimento que guardam mais segredos do que se imagina.
Como a perda da impulsão coincide com o início do envelhecimento?
Quando começamos a perder a IMPULSÃO? Quando começamos a perder os arcos dos pés, provedores da coordenação dos outros arcos do corpo? É nesse momento que se inicia o envelhecimento. O resultado dessa perda da capacidade de propulsão é o início de um andar mais “arrastado”, sem a mesma agilidade de antes. Segundo os orientais, o envelhecimento começa pelos pés. E podemos ver realmente isso acontecer, quando estes perdem sua melhor forma e função.
Explosão e impulsão são características do movimento infantil?
Quando uma criança está em movimento o que vemos?
Curiosidade, explosão, impulsão, alegria…
Pois são essas as características que procuramos manter, despertar e resgatar com Movimentos Intgerativos®. Um movimento assim não está necessariamente restrito aos corpos infantis, mas decorre diretamente do fascínio da descoberta do movimento.
Por isso o sentimento de recompensa e gratificação que decorre da nossa prática.
É como fazer ginástica?
Quando me perguntam se Movimentos Integrativos® é uma ginástica, eu digo que, ao mesmo tempo que é um exercício é também Educação Somática! Ou seja: além de estar em movimento, o corpo também está em processo de aprendizagem.
Quando cito este tipo de aprendizagem não me refiro a aprender um movimento específico, e sim melhorar a qualidade dos movimentos em geral. Aqueles que o corpo já sabe, aqueles que ele soube um dia mas desaprendeu, aqueles movimentos perdidos por algum trauma ou lesão, e até mesmo aqueles que ele nunca conseguiu realizar mas que podem ser aprendidos. Assim podemos tornar um corpo mais inteligente e capaz!