Porque me fascina saber mais sobre o desenvolvimento infantil? Por que isso me ajuda a entender melhor cada pessoa que chega para se cuidar aqui comigo.
Sabe aquelas crenças que nós temos sobre o desenvolvimento da criança e do adulto? Talvez tenhamos que jogar muita coisa fora, pois as pesquisas mais recentes da psiquiatria nos mostram que a formação do indivíduo se dá muito antes do que imaginávamos! O bebê dentro da barriga da mãe já escuta e com poucos dias já enxerga. Tudo isso contribui para a a formação do indivíduo, tanto física quanto mentalmente.
E compreender o nosso desenvolvimento inicial é muito importante para a entendermos a nossas atualidade e o nosso futuro. Sabendo como o desenvolvimento ocorre entendemos como podemos otimizá-lo. Por exemplo, até pouco tempo se pensava que os bebês, dentro da barriga da mãe, não escutavam. Hoje em dia sabemos que ele já escuta. Os pais , ao conversarem com o bebê dentro da barriga, estão estimulando o desenvolvimento do bebe mesmo antes dele nascer.
As novas pesquisas em universidades nos dizem que os bebês já enxergam perfeitamente mesmo com poucas semanas de vida, o que nos leva a pensar o quanto podemos pode ser adicionado ao desenvolvimento psicomotor.
Também sabemos hoje que o nosso desenvolvimento é contínuo, e acontece em ondas. Temos uma oportunidade continua de reviver boas vivências. Portanto o que tento fazer durante as minhas aulas é trazer novas oportunidades para as pessoas terem boas vivências de movimento e incorporar uma boa acomodação e conforto através de movimentos bons.
Perceber dificuldades na interação do bebê é importantíssimo. A dificuldade pode apontar para condições difíceis (desde uma dificuldade auditiva, visual ou comportamental, como o autismo) que podem ter melhora significativa com o estímulo correto.
Assim, o desenvolvimento infantil pode e deve ter uma atenção especial! Não apenas porque queremos o melhor para as crianças. Mas também porque podemos ter vários insights sobre a nossa própria formação psicossomática.