Por que trabalhar a propriocepção?
Termo pouco difundido, Propriocepção designa a capacidade de perceber que uma ou mais partes do corpo estão em um determinado lugar no espaço.
A acuidade com que percebemos o nosso corpo (que também podemos chamar de consciência corporal) juntamente com determinados exercícios é o que permite desenvolvermos constantemente nossos movimentos.
E se você acha que os ganhos estéticos com exercícios são mais importantes do que a qualidade dos seus movimentos no dia a dia, pense novamente: Como seria sua vida sem conseguir amarrar os sapatos, levantar do chão ou ficar em uma perna só?
Sabemos hoje que, salvo em casos patológicos (Alzheimer, demência senil, etc), a perda de neurônios com a idade é quase inexistente. Em compensação, por volta dos 40 há sim, uma perda gradual dos caminhos sinápticos relativos a movimentos e áreas do cérebro pouco utilizadas. Por isso grande parte dos movimentos executados com frequência não são perdidos, apesar da idade. Esta tese se verifica em bailarinos já idosos cujos movimentos se mantém com muito mais qualidade do que os de outras pessoas da mesma idade.
Um dos diferenciais de Movimentos Integrativos, o método desenvolvido por Bia Ocougne, é justamente o trabalho da propriocepção, que passa despercebido pelas academias de ginástica convencionais.
Mais um ótimo motivo para vir se exercitar conosco!