Lily Ehrenfried e o método GH
O Método Dra. Lily Ehrenfried (GH) é uma das minhas fortes referencias e um dos pilares no trabalho com Movimentos Integrativos.
A GH (Ginástica Holística) foi criada pela médica e fisioterapeuta Alemã Dra. Lily Ehrenfried, no século XX. Refugiada na França, e sem poder exercer a medicina, ela estudou os movimentos do corpo humano e desenvolveu este método que permite orientar, prevenir e tratar diferentes patologias e melhorar o rendimento do corpo.
O método pretende tratar a dor eliminando sua causa, a partir de movimentos que proporcionam a melhora da respiração, a adequação do tônus muscular e o equilíbrio do corpo. A técnica proporciona autonomia ao paciente, que fica conhecendo melhor o próprio corpo. Os conhecimentos adquiridos durante o tratamento são levados para a prática das atividades diárias. Com uma consciência corporal desenvolvida, podemos identificar as nossas posturas inadequadas, hábitos incorretos e desalinhamentos do corpo. No início, precisamos pensar em manter a postura ereta, em sentar da forma correta, em ficar com os pés alinhados, mas ao longo do tratamento com a GH isto vai se tornando natural.
GH versus RPG e Pilates
O método GH é também uma alternativa ao RPG, cuja monotonia incomoda alguns alunos. Aliás, os dois métodos (GH e RPG) trabalham a reeducação postural. Mas a ginástica holística pretende tratar a dor eliminando sua causa, a partir de mais de 800 movimentos globais que proporcionam a melhora da respiração, a adequação do tônus muscular e o equilíbrio do corpo. Com mais autonomia, o paciente fica conhecendo melhor o próprio corpo. Os conhecimentos adquiridos durante as aulas são aplicados no dia-a-dia.
Na GH, os movimentos não são demonstrados pelo professor, assim o indivíduo adquire uma melhor consciência corporal. As aulas são feitas em grupos, onde todos realizam os mesmos movimentos respeitando seus limites e aprendendo a administrá-los. Após cada experimentação de movimentos com um lado do corpo o aluno compara as sensações com o lado que não realizou o movimento, assim conquistamos um melhor equilíbrio. O trabalho é realizado levando-se em conta o alinhamento do corpo e o caráter global dos movimentos. Além disso, os exercícios podem ser reproduzidos em casa, o que não acontece com os aparelhos do Pilates.
Não temos como trabalhar o corpo sem atingir a mente ou trabalhar a mente sem atingir o corpo. Alguns pontos dentro da GH favorecem esta integração e consequentemente auxiliam nas questões emocionais. Com a diminuição das dores adquire-se qualidade de vida e uma melhora emocional significativa. A respiração também é bastante trabalhada na ginástica holística, assim como a qualidade do sono.
O trabalho é feito na musculatura profunda do corpo, normalmente pouco exigida, e por isso os alunos podem sentir alguma dificuldade no início, bem como sensações estranhas (medo, ansiedade, sono, prazer, etc).